• Carregando...
Presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, presidindo a sessão plenária.
Presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, presidindo a sessão plenária.| Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, informou nesta quinta-feira (2) que o Judiciário vai enviar recursos para ajudar na recuperação do Rio Grande do Sul. O estado decretou situação de calamidade pública em função das fortes chuvas que atingem diversos municípios.

"Queria manifestar a solidariedade do STF ao governador do RS, Eduardo Leite, e aos poderes Legislativo e Judiciário pelo drama das inundações. No CNJ, estamos preparando um ato normativo, liberando verbas do Poder Judiciário para serem direcionados valores aos flagelados do RS, para ajudarmos neste momento trágico", afirmou.

O anúncio do ministro Barroso foi feito no início da sessão do STF e os recursos a serem destinados são oriundos de fundos pertencentes ao Poder Judiciário. De acordo com o ministro, o dinheiro foi arrecadado com recebimento de multas e poderá ser direcionado para a população afetada. Porém, não foi informado o valor dos recursos.

Os fortes temporais na região já deixaram pelo menos 24 mortos e levaram o governo estadual a decretar estado de calamidade pública. São 132 municípios afetados e 5.321 pessoas desalojadas.

As aulas nas escolas estaduais foram suspensas. Há mais de 150 pontos de bloqueios em estradas e pontes e municípios com problemas no abastecimento de alimentos, água, energia elétrica e telefonia. Os temporais castigam o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) e a previsão é que o volume de chuvas continue elevado nos próximos dias.

Nesta quinta (2), o presidente Lula desembarcou com uma comitiva de ministros na região para acompanhar os estragos causados pela chuva e anunciar que não faltarão recursos do governo federal no socorro à população do Rio Grande do Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]